Receitas culinárias

Esta página pretende abordar assuntos relacionados com a arte de bem cozinhar.


RECEITA 1




Sugestão para um jantar agradável e reconfortante  neste tempo frio.
AÇORDA DE TOMATE



(2 pessoas)
3 Tomates -2 Dentes de alho  -2 Batatas 2 Postas de bacalhau -2 Ovos 1 dl de azeite (a tapar o fundo do tacho) -1 Cebola 1 Folha de louro -1 Queijo mole inteiro (fresco) Metade de um pimento verde Água (q. b.) -Sal (q. b.) ½ pão alentejano (migado em sopas)
MODO DE FAZER
”Num tacho deito o azeite, a tapar o fundo. Depois faço um refogado com a cebola, cortada às rodelas, uma folhinha de louro e os dois dentes de alho. Já tenho o tomate arranjado (tiro-lhe a pele e parto-o aos bocadinhos), meto-o no refogado com o pimento verde cortado aos pedacinhos. Refoga-se um bocadinho (sem se deixar queimar os temperos) e quando estiver bom, deita-se a água e as batatas. Abre fervura, deitam-se o bacalhau, os ovos e o queijo mole. Deixa-se cozer. Prova-se de sal e arreda-se.”
MODO DE SERVIR Migam-se as sopas para uma tigela e deita-se o caldo lá para dentro. Numa travessa ficam as batatas, os ovos, o bacalhau e o queijo que serão comidos a acompanhar as sopas. Pode-se ainda servir como acompanhamento: azeitonas, uvas, figos frescos e rábano.
VARIANTES A açorda de tomate ainda pode levar ” Hortelã da Ribeira” ou “Poejo” que se adiciona lá dentro depois de se ter deitado a água.
De: Vitoria Rosa Guerreiro - Portel (nasceu em 1933) - Em: Açordas de algibeira